segunda-feira, 26 de maio de 2008

Porque Escrever? Porque Literatura?


Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.



Escrever é se interter, é entrar no seu mundo por um momento e não pensar em mais nada, ignorar a vida lá fora e viver a sua vida, demonstrar teus sentimentos ou mesmo outros sentimentos, é falar por um meio que esteja se calando, é poder se mostrar sem que te vejam e não ter medo do que os outros vão pensar.

Aprenda não só com a sua vida, mas com a vida dos outros também, tão curta é a sua vida, que você não terá tempo de aprender tudo que devia, os conselhos e histórias são o mais perto que podemos chegar de tudo.

Sábio é o escritor que sabe ver seu própio mundo.

Regina Milbradt

Nenhum comentário: